PESQUISA

28 de julho de 2017

Universitários de Tangará da Serra visitam a empresa

Os alunos da disciplina de Gestão de Pessoas, do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, e do curso de Administração, campus Tangará da Serra, visitaram a Usinas Itamarati no dia 20 de julho.

Comunicação Usinas Itamarati

Às 08h30, no Centro de Treinamentos, 30 pessoas acompanhadas das professoras Rita Camila Keserle de Oliveira e Lucilene Campos Ferreira, foram recepcionadas pelos profissionais de Comunicação e Marketing, Daisy Gontijo e Evandro Eugênio.

A visita teve como propósito conhecer a área de Recursos Humanos da Usinas e seus processos de Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Plano de Carreira e Treinamento e Desenvolvimento. O objetivo foi também entender como se processam as relações de responsabilidade, autoridade e supervisão interdepartamentais.

A abertura foi realizada por Cinthia Xavier Martins de Lima, gerente de Recursos Humanos, que apresentou o funcionamento da área e seu papel estratégico na empresa. “O gestor de RH precisa ter uma visão sistêmica da organização, compreendendo cada vez mais os processos de trabalho e as pessoas. Essa competência da área tende a aumentar para acompanhar a dinâmica do mercado”, explica Cinthia, analisando a importância da proximidade entre a academia e a iniciativa privada.

Na sequência, vários profissionais falaram sobre a Gestão de Pessoas em suas respectivas atividades: Hunaldo Oliveira, supervisor de RH, Livia Santos e Patrícia de Lima, analistas de RH, Heraldo da Silva, analista de Administração de Pessoal, Alcione Gonçalves da Costa, analista de Responsabilidade Social, José Claudio da Silva, técnico de Enfermagem do Trabalho, e Clair Batista da Silva, supervisor de Segurança do Trabalho.

Para o aluno Cristiano Vieira da Costa, que trabalha na Usinas Itamarati como técnico em Manutenção Elétrica, “a visita foi de muita importância sob o ponto de vista acadêmico e uma oportunidade de conhecer os processos internos de gestão de Recursos Humanos da empresa”. Já Gilmara de Araújo Pinheiro, acadêmica do curso e auxiliar administrativo na Usinas, fala do orgulho que sentiu participando da visita junto com os seus colegas da faculdade justamente na área em que trabalha. ”Tenho certeza que a visita refletiu positivamente no conhecimento da minha turma”. Ela também fez questão de agradecer à gerência de RH e toda a equipe pelo empenho e dedicação com que foram recebidos.

As professoras Rita Camila e Lucilene, das disciplinas de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica da UNEMAT, respectivamente, explicam que este contato foi fundamental para relacionar a teoria à prática e contextualizar a área no cenário econômico atual.

Programa de Visitas

“Educando para o Futuro”. Este é o nome do Programa de Visitas da Usinas Itamarati, coordenado pela área de Comunicação e Marketing da empresa. Sempre de portas abertas, o objetivo é compartilhar conhecimento e contribuir para o crescimento das pessoas e para o fortalecimento de parcerias. O Programa recebe clientes, familiares de colaboradores, parceiros de negócios e estudantes.

Galeria de Fotos