• Usinas Itamarati
  • Busca
 
 
 
 
 

Perfil

Sediada no sudoeste do Mato Grosso, na cidade de Nova Olímpia, a 200 km da capital Cuiabá, a Usinas Itamarati é uma das maiores unidades do setor sucroenergético nacional, produtora de etanol, açúcar e energia elétrica. Criada em 1980, a empresa realizou a sua primeira safra em 1983 com a produção de etanol. Em 1993 teve início a produção de açúcar.

Focada em seu core-business, tem como um dos objetivos permanentes de seu planejamento estratégico alcançar níveis cada vez mais altos de competitividade. Para tanto, consolidou um sistema ágil e eficaz de gestão, embasado no conceito de TQC (Total Quality Control).

A empresa trabalha para que a excelência em qualidade permeie todos os seus processos e seja inerente ao exercício de cada função. O Programa de Qualidade Total prima pela ética e responsabilidade, respeito ao meio ambiente, melhoria contínua de produtos e serviços, valorização do capital e desenvolvimento do ser humano.

A Usinas Itamarati trabalha com ferramentas gerenciais de maneira integrada, a exemplo do Plano de Produção Econômica (PPE) – que propõe desafios e metas a serem alcançados – e dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) – onde os profissionais propõem alternativas para a redução de custos e desperdícios, aumento da produtividade e implemento de inovações nos processos produtivos.

A segurança dos trabalhadores é indissociável do conceito gerencial da empresa. Encarada como dever de todos, implica em medidas e soluções de cada um dos que integram o quadro funcional – do operacional ao presidente.