• Usinas Itamarati
  • Busca
 
 
 
 
 

Últimas Notícias


Este é um espaço dedicado ao que acontece na Usinas Itamarati. Tanto a imprensa quanto a comunidade encontram aqui imagens, notícias e releases sobre a empresa.



Profissionais da Frente 4 do CCT da UISA são homenageados
03/09/2013

No dia 21 de agosto, os profissionais da Frente 4 do CCT (Corte Carregamento e Transporte) da Usinas Itamarati foram homenageados pelo gerente da área, Jari de Souza. Em 2012, os trabalhadores bateram o recorde de mais de 1.000.000 de toneladas de cana colhida por uma única frente de colheita.
Durante a homenagem, eles receberam um boné especialmente confeccionado para a ocasião, com a marca histórica atingida. Para 2013, a equipe está motivada a superareste recorde.

Participação
Participaram da homenagem o diretor presidente da Usinas Itamarati, Sylvio Nóbrega Coutinho, o gerente geral agrícola, Sérgio Ygula, os supervisores da área e a equipe de Comunicação Social.

 


Tem início o Programa Jovem Aprendiz em Mecanização Agrícola
30/07/2013

Teve início no dia 15 de julho, a 12ª turma do Programa Jovem Aprendiz da Usinas Itamarati. O curso de Mecanização Agrícola é o primeiro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), que conta com 29 participantes das cidades de Nova Olímpia e Denise.
Durante o período de cinco meses, num total de 828 horas, os alunos aprenderão sobre o cultivo da cana-de-açúcar, boas práticas agrícolas, manejo e conservação desolos, classificação de produtos vegetais, manejo integrado de pragas, operação e manutenção de tratores agrícolas, pulverizadores autopropelidos e colheitadeira.
O objetivo é qualificar jovens de 18 a 24 anos em Mecanização Agrícola – setor cuja demanda é crescente –, que posteriormente estarão aptos a entrar no mercado de trabalho. O curso proporcionará a formação do profissional multifuncional, habilitando-o a atuar em várias áreas, como Plantio, Preparo de Solo, Tratos Culturais, Colheita Mecanizada, entre outras.
A turma conta com expressiva participação de mulheres. “Ter 38 mulheres inscritas para o processo seletivo e, agora, 18 alunas, nos traz muita satisfação”, diz o analista de treinamento e desenvolvimento da Usinas Itamarati, Diego dos Santos Souza. “Na verdade, é uma tendência que tem se tornado cada vez maior. Com o uso da tecnologia no campo, os postos de trabalho estão sendo cada vez maisprocurados pelo público feminino. As mulheres estão se qualificando e hoje assumem cargos anteriormente ocupados majoritariamente pelos homens. Buscamos profissionais competentes e qualificados, independente do sexo”, acrescenta ele.
A procura pelo curso foi grande. No total, 76 jovens dos municípios de Nova Olímpia e Denise se inscreveram para o processo seletivo. Os candidatos passaram pelos testes de conhecimento em língua portuguesa, matemática e redação. Os melhores avaliados passaram para a 2ª etapa, que consistiu em visita à Usinas Itamarati e avaliação psicológica. Entre os dias 08 e 12 de julho, os selecionados passaram pela etapa de admissão e integração com os profissionais da UISA.
“Essa parceria com o SENAR-MT é excelente e acontece há vários anos. Já realizamos diversos cursos de capacitação em conjunto e agora damos mais um salto com a Aprendizagem Rural”, diz a analista de Recursos Humanos da Usinas Itamarati, Danielli Fernanda Delpin Santiago.

 


Programa Ação Digital forma mais 170 trabalhadores da Usinas Itamarati
31/05/2013

No dia 27 de maio, no Centro de Treinamento da UISA, foi realizada a formatura de 170 alunos do Programa Ação Digital, sendo 79 trabalhadores de Nova Olímpia e 91 do município de Denise. Estiveram presentes à solenidade, Sylvio Nóbrega Coutinho, diretor presidente da Usinas Itamarati, Verônica Boechat Coutinho, presidente do Instituto Florescer, Cinthia Xavier Martins de Lima, gerente de RecursosHumanos da UISA e vice-presidente do Instituto Florescer, além de gerentes e supervisores.
O eventocontou também com a participação do coordenador do Programa, Diego dos Santos Souza, das voluntárias Bárbara Campelo, Elisvânia Izidoro, Gabriela Ponçoni, Marcela Ferencini e Rosangela Santos, e dos professores Everson Ferreira e Leonardo Moura. Voltado prioritamente para os empregados com funções operacionais nas áreas agrícola e industrial, o Programa oferece cursos básicos de informática, como Word, Excel, Power Point e Internet.
O formando Claudemi Alves da Silva, técnico de manutenção automotiva, fez um pronunciamento em nome de todos os alunos. “Agradeço muito por ter participado deste curso e pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Que cada um de nós tenha vivo o sonho de aprender e tenha coragem para enfrentar o desafio”, enfatizou ele.
Durante a formatura foram sorteados dois computadores, doados pelo Banco do Brasil deNova Olímpia. Os ganhadores foram o operador de trator, da área de Fertirrigação, Antonio Carlos Cardoso da Silva, e o técnico de manutenção automotiva Silvestre Lima.
Fruto daparceria entre Usinas Itamarati, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e Instituto Florescer, o Programa Ação Digital teve início em 2011 no alojamento dos trabalhadores da UISA. em Nova Olímpia. Em 2012, foiestendido ao alojamento do município de Denise. O programa tem como objetivo promover a inclusão digital e a capacitação dos trabalhadores da empresa.

 


UISA e comunidade comemoram o Dia Mundial da Água
26/03/2013

A Usinas Itamarati realizou hoje, dia 26 de março, às 08h30, ação de revitalização na Represa São Lourenço. Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa, através do projeto Doce Peixe, efetuou a soltura de alevinos.
O evento, que lançou 5.000 alevinos à represa localizada dentro da UISA - sendo 3.000 pacus e 2.000 piraputangas - contou com a participação de duzentas pessoas, entre empregados da Usinas Itamarati, alunos, professores e diretores das escolas municipais das cidades de Denise e Nova Olímpia.
A ação, que tem como objetivo proporcionar o equilíbrio do meio ambiente ao repor o conjunto dessas espécies nos rios da região, foi uma homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
Também estiveram presentes Valdecir dos Anjos Gonçalves (Braddock), do Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil do município de Nova Olímpia e Antonio César Lourenção, consultor de Clientes Estratégicos – Cana Sul - Mato Grosso, representante da DuPont.