PESQUISA

29 de junho de 2017

Ética e cidadania marcaram a Semana de Responsabilidade Socioambiental

Em sua 8ª edição, a Semana de Responsabilidade Socioambiental da Usinas Itamarati, ocorrida em maio, teve uma programação eclética focada em saúde, meio ambiente, ética e cidadania.

Comunicação Usinas Itamarati

A Semana foi aberta com a soltura de alevinos de pacu na represa São Lourenço com a participação das crianças do Instituto Florescer. A ação, além do repovoamento dos rios da região, teve como propósito a educação ambiental.

A abertura oficial foi realizada no dia seguinte, 24 de maio, por Cinthia Xavier Martins de Lima, gerente de Recursos Humanos. Novamente as crianças e adolescentes do Instituto Florescer marcaram presença. Desta vez, com apresentações de Coral e Violão.

A conselheira tutelar da cidade de Denise, Lucimar Garcia Guebarra, fez uma rápida apresentação do trabalho desenvolvido pelos Conselhos Tutelares municipais, reforçando a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Na sequência, Renato Santos, advogado com MBA em gestão de pessoas e mestre e doutor em administração pela PUC (São Paulo), ministrou a palestra “Ética”. Princípio fundamental para atuar com foco na sustentabilidade, a ética nas relações internas da empresa, assim como no relacionamento com os públicos externos, é a base para a transparência.

Mutirão Rural da Cidadania

Em parceria com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o terceiro dia do evento foi dedicado ao mutirão da cidadania. Os trabalhadores da Usinas e seus familiares tiveram acesso a vários serviços gratuitos, como testes rápidos de glicemia e hepatite C, preventivo de CCO e PSA, vacinação da gripe Influenza para os grupos prioritários, exame de vista com doação de óculos, emissão de CPF, orientações do Detran e Procon, fotografias 3x4 e plastificação de documentos.

A Tenda da Saúde da Usinas Itamarati complementou o atendimento com aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e medida da circunferência abdominal. Além disso, os participantes tiveram acesso ao atendimento odontológico e à palestra “Saúde do Homem e da Mulher”.

O quesito beleza não foi esquecido. O mutirão contou com cortes de cabelo e oficina de automaquiagem. E para entreter as crianças, atividades de desenho e pintura facial. A Usinas apresentou três stands no evento: “Meio Ambiente” com doação de mudas de espécies nativas, “Instituto Florescer” para apresentação dos projetos e “Desenvolvimento Humano”. Pelo mutirão passaram 400 pessoas, totalizando 1.709 atendimentos.

Doação de Sangue e “Barraca do Florescer"

Solidariedade não faltou. Os trabalhadores da Usinas Itamarati compareceram em peso para os dois dias de doação de sangue, realizado em 24 e 25 de maio, no Ambulatório da empresa. O resultado superou a edição de 2016. No total, foram doados 136 bolsas de sangue.

E voluntários do Instituto Florescer montaram a Barrada de Guloseimas vendendo tapioca, mousse de maracujá, tortas e bolo. A renda foi toda revertida para os projetos sociais do Instituto.

Clique aqui e saiba mais sobre as ações de Responsabilidade Social da Usinas Itamarati.

Galeria de Fotos