PESQUISA

26 de junho de 2017

Doce Peixe ajuda a repovoar os rios

O projeto solta 4.000 alevinos de pacu na represa São Lourenço.

Comunicação Usinas Itamarati

Há 6 anos, a Usinas Itamarati, através de seu Sistema de Gestão Ambiental, implantou o projeto Doce Peixe como uma de suas ações ambientais. A região na qual está instalada a empresa faz parte da sub-bacia do Rio Branco, pertencente à Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.

O projeto realiza a soltura de alevinos na represa São Lourenço, localizada dentro da Usinas. O objetivo é recompor o conjunto das espécies de peixes existentes nos rios da região. Em maio, durante a Semana de Responsabilidade Socioambiental, foram soltos 4.000 alevinos de pacu. Repovoar os rios com espécies de peixe pertencentes ao habitat local equilibra os riachos, rios e lagos. O projeto conta com o apoio da Florindo Agropecuária.

A Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai compõe a região formadora do Pantanal. Mas o que é uma bacia hidrográfica? É a parte mais baixa de uma região, para a qual escorrem as águas superficiais (riachos, nascentes) pela força da gravidade. Este volume de água é proveniente das chuvas, que também abastecem as bacias através das águas que escorrem diretamente pelo solo. Em primeiro lugar, estas águas formam as sub-bacias, confluência de afluentes menores, que desaguarão no rio maior, localizado no ponto mais baixo de uma determinada área.

Educação ambiental

“O Doce Peixe também é uma ação educativa que contribui para a formação do cidadão. A criança conscientiza-se da necessidade de preservar o meio ambiente e habilita-se a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, explica o gerente de Meio Ambiente, Dr. Caetano Henrique Grossi.

Isso porque a ação é realizada sempre com a presença (e ajuda!) de crianças. Neste ano, a soltura teve a participação de 60 crianças de diversos projetos do Instituto Florescer, grupo de voluntariado da Usinas Itamarati. Elas ajudam a levar os alevinos das caixas de transporte para a represa, acompanham os adultos climatizando a água dos sacos de transporte com a água do São Lourenço, para adaptação dos alevinos, e, por fim, a soltura.

Clique aqui e veja esta e outras ações ambientais da Usinas Itamarati.

Galeria de Fotos